
O Sindicato
Em 25 de setembro de 1989 nasce o SEMPRE, para mostrar que é possível transformar a realidade daqueles que fazem a administração pública funcionar. Suor, lágrima e muita garra foram derramados para sobrepor a força dos governantes que tudo fizeram para tentar impedir a consolidação da nossa entidade.
Prevaleceu a união do servidor, a força do trabalhador que sempre esteve em busca da sua valorização.
A história vem sendo escrita à base da resistência e na organização pelas conquistas, fazendo valer os princípios da Democracia e da Liberdade, pilares da nossa sobrevivência.
O direito de todos, das maiorias, das famílias, as garantias coletivas e individuais fazem parte do todo, é o conteúdo que defendemos, a bandeira que ostentamos, tendo à frente o personagem do servidor público.É nossa função liderar, coordenar, conscientizar e caminhar junto dos servidores para formarmos uma sociedade mais justa, humana e mais fraterna.
Tantas lutas e conquistas nos enchem de orgulho. Os mesmos ideais que guiaram a fundação do SEMPRE continuam vivos e são os alicerces que sustentam uma organização de elevado nível, que ficou ainda mais forte ao filiar-se à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e FESEMPRE (Federação dos Servidores Públicos Municipais).
Avançar nas conquistas é o nosso maior desafio, com a participação de todos é muito mais fácil. SEMPRE um sindicato de lutas sempre.
A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, sindicus denominava o procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação; no grego, syn-dicos é aquele que defende a justiça.
O Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns.
A matriz histórica da organização sindical atual surgiu sintonizada com o desenvolvimento industrial, que tem por base a Revolução Industrial na Inglaterra no final do século XVIII e começo do século XIX. Ali nascia o capitalismo atual, ali nasceu o sindicalismo. Mas se o berço do sindicalismo é industrial, isso não foi limitação a sua expansão para outros setores da economia. Podemos dizer que o sindicalismo é o sistema de organização político-social dos trabalhadores, tanto urbano-industrial como rurais e de serviços.
Em seus duzentos anos de história, o sindicalismo foi impactado por diferentes concepções ideológicas e teorias de ação, o que permitiu a construção de uma tipologia bastante ampla, assim como expressões políticas e históricas: anarquista, socialista, reformista, comunista, populista etc. O importante, no entanto, é que, ao longo dos anos, o movimento sindical - conjunto de práticas sociais dos sindicatos com características próprias de cada país, adquiriu um peso social e uma força decisiva nos contextos nacionais.
Como movimento social, o sindicalismo não é estático, está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação. Nas sociedades atuais dos países em industrialização, a teoria e a ação sindical estão diante de significativos e novos desafios devido à emergência rápida de novos atores sociais, tanto no campo como nas cidades, e as transformações da economia e das instituições.
Maria Rejane Tenório de Araujo Santos
PRESIDENTE DO SEMPRE